- JORDANA JANTORNO
SAÚDE MENTAL

O isolamento social, o distanciamento daqueles que amamos, encarar novas pressões no dia a dia representa um problema ainda maior para quem tem problemas psíquicos. Enquanto muito se discute sobre tratamentos, vacinas e meios para diminuir a transmissão e a propagação do Corona Vírus, um ponto de crucial importância é o impacto psicológico de toda essa situação na vida das pessoas.
É uma situação inédita em nossas vidas que nos coloca em contato com nossas fragilidades e muitas incertezas. Não perdemos apenas nossa rotina mas também a tranquilidade, a sensação de segurança. Essa pandemia expõe nossa vulnerabilidade, nossas fragilidades. Alterou um suposto equilíbrio que acreditávamos ter. Há sobretudo um amplo espectro de fatores que ajudam promover o bem-estar psíquico: bons pensamentos, sentimentos positivos e harmoniosos ... Contudo é fundamental que quem passa por um problema possa se sentir acolhido por amigos, familiares, colegas e também por um especialista.
Tentar compreender a situação pode , muitas vezes, servir para ajudar a pessoa. Conversas espontâneas, sem julgamentos, sem apontar culpados, ajudam muito.